COMO PROMOVER A REDUÇÃO DE CUSTOS NA MINHA EMPRESA
COMO PROMOVER A REDUÇÃO DE CUSTOS NA MINHA EMPRESA?
Como você determina o preço dos produtos e serviços que oferece? Seja qual for a sua maneira de fazer o cálculo, certamente o CUSTO está presente.
Fazer um levantamento e análise de despesas e gastos da sua empresa contribui para a redução de custos, que pode garantir mais recursos para inovação de produtos ou serviços, maior competitividade e maior margem de lucro.
Custos operacionais altos podem inviabilizar seu negócio. Além disso, custos altos são fortes indicativos que problemas internos não estão sendo notados, como:
- falta de processos otimizados;
- desperdício de materiais;
- contratos de serviços acima da média de mercado;
- despesas fixas muito altas.
Sendo assim, a preocupação com a redução de custos da empresa deve ser constante e não apenas em momentos emergenciais do negócio.
IDENTIFIQUE OS CUSTOS
Por não fazerem um controle de contas adequado, muitas empresas gastam muito além do necessário.
Registre TODAS as despesas, desde a compra de uma simples caneta, material de limpeza, até os almoços oferecidos aos clientes. A soma de valores pequenos pode resultar em valores bastante significativos.
Com esses dados você poderá analisar e assim saber o que fazer para diminuí-los.
EVITE DESPERDÍCIOS
MATERIAIS DE ESCRITÓRIO
IMPRESSÕES, FOTOCÓPIAS e PAPEL
Fazer uso consciente de papel, como usar para rascunho; aproveitar os dois lados do papel.
Usar a impressora no modo econômico de impressão.
Procure utilizar arquivos digitais como alternativas de impressões e fotocópias.
Além de diminuir seus gastos também estará cuidando do meio ambiente 😉
COPOS DESCARTÁVEIS
Outro item que também repercute no meio ambiente . Se o uso de copos descartáveis não puder ser eliminado, reduza seu uso oferecendo copos de vidro ou canecas para os funcionários.
CONTAS COM SERVIÇOS EM GERAL
Evitar desperdício de energia elétrica e água.
Ações simples como investimento em lâmpadas econômicas. Desligar equipamentos e lâmpadas ao sair da sala.
Pesquisar planos de telefone e internet de acordo com a necessidade da sua empresa.
Renegociar com seus fornecedores de serviço.
CONTROLE DE ESTOQUE
Um controle de estoque eficiente é uma das mais importantes estratégias de redução de custos nas empresas.
As empresas precisam garantir a saúde do negócio e evitar qualquer tipo de perdas e através de um controle de estoque eficiente, pode-se evitar compras desnecessárias, perda de produtos devido ao controle do prazo de validade.
Tendo essas informações, você pode promover os produtos de menor saída ou que estão com a validade próxima, ajudando a movimentar o seu estoque.
INVISTA EM RENOVAÇÃO TECNOLÓGICA
Verifique as ferramentas e os maquinários que seu negócio utiliza periodicamente, calculando a relação entre custo e benefício.
Pode ser recomendado adquirir equipamentos novos a gastar com manutenção e consertos, uma vez que o custo inicial pode ser pago com o aumento da produtividade e a diminuição de gastos com o item obsoleto.
Faça pesquisa de preços
Por mais que essa dica pareça óbvia demais, acredite: muitas empresas têm gastos excessivos simplesmente por não praticarem pesquisa de preços na aquisição de bens e serviços.
O ERP é um sistema de gestão automatizado, dispensa o uso de planilhas, integra todos os departamentos da empresa e pode ser personalizado para atender às necessidades específicas da sua empresa.
A gestão eficiente contribui para a redução de custos e o ERP otimiza a gestão, tornando-a muito mais eficiente e bem direcionada. A geração de relatórios e o intercâmbio dinâmico entre gestores e funcionários favorecem a análise dos dados e a tomada de decisões assertivas.
Toda empresa deve saber controlar seus gastos, assim se evita que eles comprometam o fluxo de caixa e o capital de giro, além de conquistar mais lucros.
É uma missão árdua manter tudo organizado e funcionando perfeitamente, um desafio presente no dia a dia dos empreendedores.
Conheça o FlexEmpresarial, ele te ajudará na tarefa de controlar os custos e muito mais.
Comentários (0)
Deixe um comentário