Como criar senhas seguras e fáceis de lembrar

Cada vez mais, SEGURANÇA NA REDE torna-se motivo de atenção. Com o avanço da tecnologia e o aumento dos ataques de hackers, criar senha segura se torna um desafio.

Guardamos muitas informações no computador e/ou na nuvem e é evidente que ninguém quer tê-las acessadas por pessoas não autorizadas, não é mesmo? Sendo assim, saber CRIAR uma SENHA FORTE e SEGURA para garantir a segurança das suas informações pessoais e profissionais é VITAL!

Segundo a empresa Kaspersky (uma das maiores empresas privadas de segurança virtual do mundo), cerca de 360 mil novos arquivos maliciosos foram lançados TODOS os dias ao longo de 2020.

Senha para conta em banco, senha para acesso às redes sociais, senha para acessar o computador, e-mail, celular...

Para ajudar na missão de criação de senhas fortes, preparamos algumas dicas:

UMA SENHA PARA TODAS AS CONTAS?

Num mundo ideal, ter uma senha única, porém forte, tornaria nossa vida de humanos muito mais fácil. 

No entanto, imagina se essa senha é descoberta? Todas as suas contas poderão ser acessadas e manipuladas. Então NÃO, o recomendável é ter uma senha para cada conta.

Sei que é bem trabalhoso e lembrar de todas elas é a maior dificuldade, no entanto, seguindo essas dicas vai ficar bem mais fácil.

DICAS CRIAR UMA SENHA FORTE E SEGURA

Quantidade de caracteres

Crie sua senha segura usando uma combinação de 10 caracteres ou mais. Variedade de caracteres torna as senhas mais fortes, pois são menos.

Use caracteres especiais

A senha pode conter, além de quaisquer combinações de letras, (maiúsculas e minúsculas), podem fazer parte números e símbolos (@ * # & $ - =) e até pontuação. 

Acentos e caracteres acentuados não são permitidos em muitos dos sistemas.

Seja criativo, EVITE: repetição de caracteres, substituições de vogais por números, como em S2NH1, evite relacionar suas senhas com dados pessoais, como data de nascimento, abreviações do seu nome, apelidos e coisas do tipo.

SENHAS FÁCEIS DE LEMBRAR

Essa é a minha dica favorita.

Uma senha forte não precisa ser uma combinação aleatória de números, letras e símbolos. Pode ser uma frase.

Esse método é muito interessante e pode ajudar você a criar uma senha forte, segura e fácil de lembrar. 

Exemplo 1

PodeateParecerFraquesa

Trecho da música Apenas mais uma de amor do Lulu Santos.

Esse é o tempo estimado para que essa simples frase seja descoberta.

Exemplo 2

SenhaForteeSegura

Agora compare com:

Senha

123456789


Você pode usar:

  • Parte da letra de uma música, de um poema.
  • Trecho de uma fala importante de um filme ou discurso.
  • Trecho de um livro.
  • Uma frase inspiradora.
  • Uma série de palavras significativas para você.
  • Usar a primeira letra de cada palavra de uma frase.

O site Security.org verifica o quão segura é a sua senha.

Autenticação em dois fatores

Alguns serviços oferecem a AUTENTICAÇÃO EM DOIS FATORES, essa funcionalidade acrescenta uma etapa adicional no processo de login da sua conta, exigindo que você forneça duas formas de autenticação, normalmente senha combinada com captcha, código de ativação, por SMS ou e-mail com link de confirmação.

Atender aos requisitos de senha do sistema ou serviço

Verifique no sistema, aplicativo ou o serviço que você vai utilizar, quantos caracteres podem ser usados na senha, se caracteres especiais e de pontuação são permitidos para gerar a sua senha e então divirta-se criando senhas.


Ainda sem ideias? Que tal gerador de senhas?

Acho difícil estar sem ideias depois dessas dicas, mas se você ainda está com dificuldades para criar uma senha forte, talvez seja interessante usar algum aplicativo de criação de senhas. 

Neles você pode escolher a quantidade de caracteres, letras maiúsculas e minúsculas, se quer incluir números e caracteres especiais. Seguem duas sugestões, de muitos outros, sites geradores de senha para você pode experimentar.

Avast – Gerador de senhas aleatórias

4Devs Gerador de senha


Agora que você sabe como tornar uma senha forte, ficará mais fácil e prático trocar suas senhas e essas senhas serão mais fáceis para você memorizar, mas, para outra pessoa, precisa ser quase impossível de adivinhar.


Gostou das dicas? Compartilhe!


Comentários (0)


Deixe um comentário